Como negociar dívidas em tempos de crise

A inadimplência da sua empresa pode aumentar por conta de uma perda de renda dos seus devedores, por um contrato que não foi honrado ou mesmo na tentativa que pessoas e pequenas empresas têm de se reinventar para contornar a crise.
Como, então, a Assert pode te ajudar a atravessar este momento sem prejudicar seus resultados? Existem técnicas e abordagens que podem nos ajudar a negociar com o seu devedor, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica.

1. Estabeleça uma Política de Cobrança

A Política de Cobrança é uma diretriz, um combinado de ações que a empresa elege para lidar com os clientes inadimplentes. Possuir uma Política de Cobrança significa ter eficiência no processo de recuperação de valores das carteiras, ela é fundamental para que a área de cobrança saiba o que fazer em cada situação.

2. Gere margem de negociação

Ao contatar um cliente por e-mail ou telefone, o operador de cobrança está seguindo por uma estratégia de contato, que pode dar certo ou dar errado. Caso o e-mail seja respondido, ou cliente atenda o telefone, ele tem uma chance grande de resolver a pendência sem ter que entrar em contato mais vezes. Por isso, nesta janela de contato, é importante que o operador tenha margem de negociação, que ele tenha todas as informações deste cliente em sua tela, de forma clara e já com ferramentas que possibilitem atualização da dívida e possibilidades de pagamento.

3. Capriche nos argumentos e na proposta!

É interessante que os operadores estejam treinados para, além de negociar,  explicar da melhor forma possível o quanto o pagamento daquela dívida pode melhorar a vida financeira da pessoa ou empresa inadimplente.
Em situações de crise, um cliente que deve para sua empresa pode estar na mesma situação com seus outros fornecedores. Sendo assim, ele acaba “escolhendo” quem vai pagar.

4. Dê autonomia e não intimide o seu cliente

Cobrança é um movimento necessário e delicado. Sempre temos que prezar pela boa educação e cordialidade. Principalmente com o consumidor final (pessoa física) pois a lei estará ao lado dele caso o operador de cobrança o intimide ou tente confundi-lo numa negociação. Uma alternativa que pode ajudar empresas a reduzirem custos ou que preferem limitar o contato dos seus operadores com os clientes, pode ser a contratação de uma empresa terceirizada para recuperar seus títulos.

5. Comunicação clara, sempre!

A melhor forma de transmitir credibilidade é sendo claro. Por isso revise no contrato quais são as taxas e multas previstas e relembre seu cliente.
Por fim, tenha sempre atualizado o percentual de inadimplência que a sua empresa suporta. Este percentual fundamenta a tomada de decisão de que estratégia usar para reaver valores e quais clientes são mais importantes de serem cobrados primeiro. 

 Fonte: Cedrus (adaptada)

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